AMÉRICA DO SUL-TOPICOS DE UMA VIAGEM

Partida : 08/07/2014 de Taquari-RS
Participantes : Sonia/Armin e Iris/Ronald
Objetivo : Viajar pela Argentina , Bolívia , Peru , Equador , Colômbia , Venezuela e Brasil (de Roraima ao Rio Grande do Sul).
Equipamentos : Dois Motor Homes
Conclusão: Retorno à Taquari  depois de 128 dias, tonalizando 20.554 km.
Observação: – Iris e Ronald , interromperam temporariamente a viagem para o Sul, em Lucas do Rio Verde MT .
Roteiro
Partida do Brasil/RS , por São Borja , entrando na Argentina na Província de Corrientes , atravessando o Chaco Argentino no rumo noroeste , beirando o Paraguai . Na Bolívia,  logo fizemos nosso primeiro contato com os Andes e na sequência , Potosi , Sucre , Uyuni , Oruru , Grande La Paz/El Alto, fronteira com Peru em Desaguadeiros, desvio p/ Copacabana (no lado boliviano do lago Titicaca) , retorno ao Peru, rumo Puno e Cusco/ arredores , Nasça , Paracas/Ilhas Ballestas , Lima/bairro Miraflores , divisa com Equador  , Cuenca , Guayaquil(Pacífico) ,  Quito , Esmeraldas(Pacífico) , Otavalo , entrada na Colômbia, Cali , Manizales , Bogotá, Medellín  Noveñas/Caribe , Cartagena de Índias , Santa Marta , divisa com Venezuela em Paraguachon ,  Maracaíbo , praias do Caribe Venezuelano , Ciudad Bolívar (às margens do Rio Orinoco) , Gran Sabana , Santa Elena de Uairén , Boa Vista/RR/BR . Manaus /AM, Santarém /PA , Lucas do Rio Verde-MT, Taquari/RS

Incômodos e contratempos

O mal das alturas , o frio , pequenos problemas mecânicos , dificuldades de obtenção de água para a “casa” dos motor homes  e chuveiros públicos , manifestação popular  atrasando o acesso à Uyuni , dificuldades de comunicação por telefone/internet, dificuldades de estacionamento para pernoite .

Algumas Impressões :

Os Andes
As fantásticas dimensões da  maior cordilheira em comprimento do mundo  , com cerca de 8.000 kms (desde  Ushuaia/extremo Sul da América , até às margens do Caribe/extremo norte da A.do Sul) ,  altitudes médias de 4.500 msnm , em uma sucessão imensa de picos  nevados(muitos , de vulcões extintos e alguns ativos) e  vales , cujas estradas sobem e descem,  com fortes curvas , em uma sucessão  de 180 graus e as vezes de quase 360 graus.
Em maiores latitudes Sul , as temperaturas oscilam no inverno , entre vários graus abaixo de zero pelo amanhecer e alguns poucos graus acima de zero , durante o dia . Vivenciamos uma temperatura de -11  C( o diesel congela – necessário usar aditivo especial) . O tipo humano original , que aí vive  é muito forte .  Habita casa de adobe (tijolo feito de barro , palha e excrementos de camelídeos e muares , secados ao sol ) coberta de palha . São pessoas que carregam muito peso às costas , caminhando sobre grandes inclinações do terreno. Praticam agricultura de subsistência e para pequeno comércio , totalmente manual, sobre terrenos de grande declividade. Cultivam diversas variedades de batata (planta originária dos Andes) e diversas variedades de milho , quinoa , trigo e outros alimentos. As mulheres , chamadas “Cholas” , com longas saias , vestidos e aventais superpostos  , trabalham tanto ou mais que os homens , sempre carregando grandes  volumes às costas , enrolados em um pano , sejam produtos, lenha ou crianças(trabalham com as crianças às costas) .Vimos diversas mulheres idosas , eventualmente caminhando sem carga , mas assim mesmo,  curvadas por lesão crônica da coluna vertebral. São boas comerciantes , pois transportam e vendem seus produtos nas feiras e outros lugares. O  artesanato de lã e outros , modernamente é uma grande fonte de renda . Os animais camelídeos (lhama, guanaco alpaca e vicunha) , são , além de poucos muares , os únicos animais domésticos , que servem como animais de carga , fornecem lã(para as tecelagens típicas ) e carne.
Rodamos seguramente mais de 5.000 km por entre as montanhas , com uma sucessão interminável de serras . Atingimos a altitude máxima de 4.500 msnm , mas em geral viajamos entre 3.000 msnm (nos vales) e 4.000 msnm (nos picos). Até então , em nossas anteriores viagens pela Cordilheira , a  cruzamos transversalmente , mas nesta viagem , rodando em direção longitudinal , sentimos as suas verdadeiras dimensões.
Há grande diversidade cultural entre os grupos étnicos pré-incas , que foram submetidos em um determinado  momento da história  , pelos Incas , formando o seu grande Império.
As esculturas em pedra, as fundições de objetos artísticos e religiosos , com prata e ouro , a musica , com instrumentos de sopro e percussão , são admiráveis.
As estradas de uma maneira geral, oscilam de boas para muito boas. No entanto o trafego nas cidades beira o caótico e nas estradas , em face das apertadas curvas , nas subidas , os caminhões com carretas (chamadas mulas na Colômbia )invadem a outra pista e os despenhadeiros estão na espreita .Felizmente vimos dois acidentes  tão somente e não fatais.
Os Sudamericanos , de uma maneira geral , são muito cordiais , em especial os colombianos. O turismo é uma grande fonte de renda para todos os países e percebe-se claramente que os habitantes tem forte consciência disto , valorizando o turista .
Equador e Colômbia  , países que não conhecíamos ainda , nos surpreenderam , pela sua modernidade e desenvolvimento . Praticam una agricultura e bovinocultura de leite com bom nível tecnológico.
De uma maneira geral , os policiais , foram muito atenciosos , orientando-nos e ajudando-nos, algumas vezes  guiando-nos à lugares seguros para estacionar.

Destaques da Argentina

Chaco Argentino , região semi-árida , lembrando uma savana ,beirando a fronteira com o Paraguai. Na parte norte , próxima à Bolívia , a topografia fica plana , com grandes lavouras de grãos.

 

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Destaques da Bolívia

Potosí(4.000 msnm) , a cidade , de cujas minas foram extraídas , desde o sec. 17 , muita prata e enviada para Espanha. Consta que na época , era mais populosa e desenvolvida que Madrid. Ainda hoje a montanha Cerro Rico(5.000 msnm), continua a ser explorada.
 
 

Sucre , a capital constitucional de Bolívia , é muito bonita e com prédios de grande valor
histórico.
 
 

Salar de Uyuni , perto da cidade de Uyuni , é uma enorme superfície plana de 12.000 kms quadrados , com  dezenas de metros de espessura de puro sal. Aproximadamente no centro dela tem uma “ilha” , ou seja , uma elevação de pedras e cactos gigantes.
Os jipes podem rodar com os turistas , bem mais de hora em linha reta e em alta velocidade.

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Lago Titicaca – binacional de Bolívia e Peru . O mais alto lago navegável do mundo , com uma altitude de 3.800 msnm. Entre suas diversas ilhas , povoadas a séculos , estão as ilhas da etnia Uros , pessoas que vivem em ilhas flutuantes por êles mesmos construídas , com um junco que chamam de totora. As suas habitações também são de totora . Não tem como praticar a agricultura , viviam só de peixe e aves silvestres .Outra ilha interessante é a de Taquire , na qual ,os habitantes , principalmente os homens são grandes tecelões . Aí praticam a agricultura em condições muito difíceis. Consta que estas populações se desenvolveram para escapar do domínio dos invasores espanhóis. Hoje vão ao continente e tem renda adicional via turismo e venda de artesanato.

 

No lado boliviano ,  em uma baia do lago , é muito visitada a cidade de Copacabana(Nuestra Señora de Copacabana) .Vimos em um dia santificado a benção dos automóveis/ vans , pelo padre local, os quais estavam todos muito enfeitados , com flores e fitas muito coloridas( de uma maneira geral as festividades refletem uma certa simploriedade ).

 

Destaques do Peru

Puno – cidade a beira do Titicaca e um bom ponto de partida de navegação no lago.
Cusco , a capital Inca , destruída pelos espanhóis e reconstruída sobre os alicerces das obras Incas, na forma de uma nova cidade muito bonita. Nos arredores existem diversas ruínas muito importantes.

                                                               
   

O Vale Sagrado , com várias cidades históricas e ruínas incas , com os incríveis terraços e aquedutos

 

Machu Pichu- o  conjunto de ruínas Incas , da denominada cidade perdida , descoberta por arqueólogos , no meio da selva , na década de 1910. Pela sua localização no alto de uma montanha em lugar de difícil acesso, sobreviveu à sanha dos espanhóis .

 
Salinas de Maras – para produção comercial de sal de cozinha , a partir da água salgada que escorre da montanha e recolhida em pequenos terraços em nível (em uma montanha de grande declividade), quando acontece a evaporação da água , concentrando o sal. É um trabalho sobre-humano daquelas pessoas.

 

Nasca-perto do Pacífico , na área árida entre este e  a cordilheira , encontra-se outro mistério :na forma de enormes e muitos desenhos ; geométricos , zoomorfos e antropomorfos : as Linhas de Nasca .Estas linhas traçadas no solo pedregoso e duro foram feitas há séculos pelos índios Nasca , e até hoje discutem-se as razões e o modo de como realizaram as muito boas
proporções ,pois somente podem ser apreciadas do alto , em vôos de aviões monomotores.

 

Paracas/Pisco – às margens do Pacífico , porto pesqueiro de onde saem as excurçoes , para as bem próximas Ilhas Ballestas, com muita vida marinha sobre e no entorno.

 

 

Ao longo do Pacífico , para Norte , áreas muito áridas , com enormes dunas cortadas em seu declive mediano pela Estrada Panamericana.

 

 

 

Lima com um centro histórico muito importante culturalmente e com bonitas construções espanholas. Destaque também , para o  lindíssimo bairro  Miraflores.
A Cordilheira Branca  - voltando aos Andes ao Norte , rodando ao redor de 4.000 msnm acompanha-se uma linda sucessão de picos nevados.

 

 
 
  

 

 

Destaques do Equador

Cuenca – Cidade histórica muita linda , que teve forte influência Inca , muito semelhante à Cusco

 

 

Guayaquil/ Porto do Pacífico , também muito bonita , especialmente a orla reorganizada chamada Malecom 2000

 

 

 

Baños das Águas Milagrosas – águas termais , decorrentes do vulcão Tungurahua , que continua em média atividade , soltando fumaça , cinzas e pequenos derrames de lava,
felizmente não atingindo a cidade , cuja visão quando “nervioso” , causa forte impressão.
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A borda Oriental dos Andes/lado amazônico , contem o lindo bioma amazônico , mesmo a 1000 mts de altitude.

 

 

 

“A avenida dos vulcões “ ,  denominação cunhada por Alexander Von Humbold , define a linha de vulcões ao sul e arredores de Quito . O país detém a maior concentração de vulcões
da  Sudamérica.

  

 

Quito , linda cidade , com um compacto centro histórico ( primeira capital sulamericana, que recebeu o título da UNESCO).

                      

 

 

 

 

Nos arredores , ao norte ,passa a linha do Equador, ao redor da qual foi construído um parque , denominado “La mitad del Mundo”,com monumento , museus e locais de outras informações afins. A linha do Equador foi aí determinada , por uma missão francesa , lá por 1750 , sendo no globo terrestre , em Quito , o ponto de maior altitude   demarcada (2.500 msnm) . Fora do Parque Mitad del Mundo,mas perto cerca de 150 m , está o parque temático alternativo , Museu do Índio- Inti-Ñan ,onde está demarcada a linha do Equador com GPS militar.

 

 

 

 

Otavalo – pequena cidade ao norte de Quito , que possue a maior feira ao ar livre do Equador
(e provavelmente da A.do Sul) de artesanatos indígenas e outros produtos também.

 

 

 

Destaques de Colômbia

Chama logo a atenção a extrema preocupação com a segurança , na forma de intenso policiamento , pelas policias comuns , rodoviárias e pelos militares , com armas pesadas  tanto nas cidades  , como nas estradas (preocupação com as FARC, que neste momento, mesmo mais fracas , voltaram a por as unhas de fora). O País parece estar em grande atividade , pelo intenso trafego de caminhões pesados , movimento urbano e muitas obras.

 

 

 

Cali – a outrora mal afamada cidade , como ponta sul, do eixo do tráfico de droga , Cali-Medellin , surpreende pela beleza arquitetônica e paisagística das ruas na sombra continuada de velhas árvores, praças e monumentos.

 

 

 

 

Região do café – na incrível declividade das montanhas ,as lavouras de café , com um intenso verde , circundadas pela mata , fazem uma  paisagem muito bonita . O famoso café colombiano , pela sua qualidade , em grande parte  é colhido grão a grão , no ponto de  cereja. Visitamos o lindo e muito ilustrativo Parque Nacional do Café , na região de Armênia , onde se destaca o Museu do Café , com roteiro histórico e tecnológico , de ponta à ponta , em lindo prédio , inspirado nas construções típicas de fazenda.

 

 

 

 

 

 

Bogotá – enorme cidade de mais de 7.5 milhão de habitantes , com conceito urbanístico moderno. Além do centro histórico , vale um passeio ao Cerro Monteserrate, de teleférico  , para vista panorâmica da cidade e à Quinta do Libertador Simon Bolívar , onde viveu por 10 anos , em pequenos momentos , entre suas batalhas e andanças.

 

 
                                                                           
 
 
                                                                                                                                                                                        Medellin – outra cidade mal afamada em outros tempos (pelo então rei da coca , morto de maneira violenta - Pablo Escobar) , hoje centro Universitário , Cultural ,de economia muito dinâmica, com 2,5 milhão de habitantes . Vale um passeio de teleféricos interligados com as linhas do metrô urbano , como transporte urbano massivo pelos ares , silencioso e eficiente!

 

 

 
                                                                            
               

                                                                                                                                                   
Caribe – uma denominação especial para uma parte do Atlântico presa entre o norte da América do Sul e a América Central , com uma água cristalina , de  cor azul anil !
                                                                           

  

                                                                                                                                                                    
Cartagena de Índias – Patrimônio Cultural da Humanidade , prenha de história da relação das Colônias Espanholas , com as cortes de Espanha , pois era o porto por onde saíam os galeões carregados principalmente ,com ouro e prata , para a Europa. Lindíssima : cercada e penetrada pelo azul do Caribe , com suas ruelas , muralhas(para defendê-la dos piratas , ingleses e outros) , casarões  com os famosos  balcões espanhóis  cheios de flores.

 

                                                                           
 

                                                                                                                                                                     

Santa Marta – com um pujante porto  e cidade importante historicamente , por ter acolhido o Libertador Simon  Bolívar , muito doente e caído em desgraça política , onde veio a falecer.

 

                            
Destaques da Venezuela

Infelizmente o primeiro impacto foi muito negativo , decorrente da proximidade da fronteira com a Colômbia , na forma de contrabando formiguinha de combustível (muito barato na Venezuela) . Encontramos uma quantidade enorme de carros americanos (as “banheiras”) , muito mal conservados , que se aproximam da fronteira , tiram o combustível do tanque do carro , entregam para o intermediário e voltam para abastecer novamente e refazer a viagem. Devido ao grande número de carros e à má educação dos motoristas , formam-se engarrafamentos de horas na estrada.

 

 

 

 

O baixíssimo preço do combustível é outro destaque incompreensível , estimulando o contrabando e o esbanjamento do mesmo. O primeiro abastecimento que fizemos , foi gratuito,  por gentileza do posto de combustível , para nós brasileiros.

 

 

Rio Orinoco – um dos principais rios da A.do Sul, cuja bacia liga-se à do rio Amazonas
Ciudad Bolívar – cidade importante na região dos “llanos” (chapadões) , às margens do Rio Orinoco , com centro histórico muito bem arrumado e cidade histórica na declaração da independência venezuelana , de Espanha.

 

 

 

 No jardim do aeroporto desta cidade está o avião  do aviador/explorador , Jimmie Angel(cuja história veremos mais adiante) . Também deste aeroporto partem os  vôos para o Parque Natural Canaima .

 

 

Parque Natural Canaima – Sexto maior parque do mundo , localizado no sudeste do País , em terrenos dos  mais velhos do planeta , com cerca de 3 bilhões de anos , aproximando-se de Roraima-BR , com uma incrível diversidade de paisagens, compreendendo , florestas compactas, muitos rios , cachoeiras e uma enorme área denominada la Gran Sabana que inclue os extraordinários tepuys /mesetas – enormes montanhas solteiras/singulares , planas na superfície superior , cujo maior exemplo é o Monte Roraima(binacional BR/VENZ) , com mais de 2.500 m de altitude. Aí também está o .Ayuantepuy , de onde cai a maior cachoeira do mundo , o Salto Angel , com 979 m.de queda total e 807 m de queda livre , descoberta por Jimmie Angel  , apaixonado pela região e primeiro não-índio a ver o Salto ,  em 1933. Posteriormente, em 1937, pousou sobre o Ayuantepuy  e  enganado pela aparência da cobertura da rocha , danificou seu avião , com o qual não conseguiu retornar . Acompanhado da esposa e dois colaboradores desceu o tepuy e conseguiu o primeiro socorro ,depois de 11 dias de muito sofrimento. O avião ficou lá até 1970 , quando a Força Aérea Venezuelana o retirou desmontado , recuperando -o para monumento , que lembra esta façanha.

 

 

 

 

Tivemos a oportunidade de visitar rios e cachoeiras do Parque e  sobrevoar o Ayuantepuy , seus canyons e ver a face deste  Salto notável.

 

 
 

 

Retorno ao Brasil – de Santa Elena de Uairén , em cerca de 15 quilômetros, chega-se à fronteira com o Brasil em Roraima e daí em pouco mais de 200 kms , chega-se à Boa Vista. A estrada Boa Vista – Manaus , corta em cerca de 120 kms a reserva dos Índios Waimiri-Atroari

 

 

Destaques do Estado do Amazonas

Manaus- à margem do lindo Rio Negro(perto da confluência com o Rio Solimões , para formar o Rio Amazonas) , é atualmente uma enorme cidade , muito modernizada.
Rio Amazonas- com todos os outros nomes , águas acima , é realmente muito notável , hoje  comprovadamente o maior rio do Mundo , tanto em comprimento , como em vazão de água (antes ensinava-se que o Rio Nilo era maior em comprimento) .
Como a estrada de Manaus à Porto Velho não é mais transitável para veículos normais(foi abandonada sem manutenção) , bem como queríamos passar por Santarém , para pegar a BR 163 para o Sul, fomos em um pequeno navio de transporte , com os Motor Homes embarcados , em uma viagem de  46 horas . Impressionam as dimensões do rio Amazonas , com sua enorme quantidade de ilhas e a navegação de balsas carregadas com 30 carretas furgões , navegando nos dois sentidos da direção Manaus – Belém . É admirável a habilidade dos pilotos  das balsas , barcos , navios gaiolas , na navegação  noturna.

 

 

 

 

Destaques do Pará

Santarém – cidade histórica banhada pelo lindo/claro/azul Rio Tapajós , onde este encontra o Rio Amazonas, contribuindo com mais uma grande quantidade de água.
Tapajós acima ,alcançável também por 30 km de rodovia , destaca-se o lindo povoado Alter do Chão , às margens do rio , com praias lindas de areia fina e branca , banhadas pelas claras águas. Adequadamente o lugar merece o cognome “ Caribe Brasileiro”

 

 

De Santarém , pela rodovia BR 163 , passando cerca de 107 km na rodovia Transamazônica , chegamos ao Mato Grosso/Lucas do Rio Verde . O destaque triste , é que cerca de 400 km não asfaltados , continuam em estado lastimável , prejudicando uma heróica população e todo o conjunto de transportes , tanto leve , como pesado.

 
                                                                  
 

Completada a viagem, Sonia e Armin, chegaram ao Portal de Taquari RS, lembrando e agradecendo os lindos momentos desta viagem, que transcorreu muito bem.
                                                                                                                         14-11-14 
                                                                                                                   Fotos: Armin  
                                                                                                                  Texto: Ronald

                                                                                                                       

 

Os Nomades